HISTORIAL       CONSTITUIÇÃO       OS TRAJES       OS BAILHOS       ACTIVIDADES      

Época de Verão

O grupo folclórico iniciou as suas actividades da época de verão com uma agenda muito preenchida, sobretudo no que se refere a atuações nos diferentes pontos geográficos da ilha, em diferentes ocasiões festivas, quer profanas quer religiosas. Logo após o seu aniversário, em maio de 2012, o grupo iniciou o verão com a organização da festa de S. Pedro na sua localidade, a qual constou de dois dias consecutivos, cheios de animação, serviço de bar, quermesse e distribuição de pão, cuja tradição remonta tempos antigos. 

No mês de julho, o grupo atuou numa das animações de rua da Câmara Municipal de Madalena, seguida de uma participação na feira Agro Pecuária da Piedade e, mais uma atuação na ocasião da festa de Santa Maria Madalena. 
 Quanto ao mês de agosto, foram muitas as solicitações para atuações em circunstâncias diversificadas. Assim, iniciámos o mês com uma atuação de animação turística no restaurante “A Parisiana”, seguida de uma próxima na festa do Bom Jesus da Calheta do Nesquim, a qual serviu de mote de referência para o público presente, através do reportório apresentado e das manifestações de bom grado expressas pela assistência. A participação nas duas festas da localidade, designadamente S. Caetano e Senhora da Assunção, também foi ponto assente, tendo sido apresentado, no reportório, vivências do nosso povo que retrataram, nitidamente, determinada época, o que muito agradou os nossos visitantes. Ainda no mesmo mês, integrado nas festas da senhora de Lurdes das lajes do Pico, o grupo foi convidado a associar-se ao evento cultural do lançamento do “Livro da Freguesia”, que teve lugar no salão da Silveira do Pico. A encerrar o mês de agosto surge o convite para a participação no festival de folclore da Criação Velha do Pico em que, mais uma vez, na presença de grande multidão, o grupo foi alvo de merecidos aplausos. 

Passando ao mês de setembro, o grupo participou e colaborou no 40º aniversário da Casa do Povo de S. Caetano. Marcou, ainda a sua assídua participação em mais um festival de folclore na freguesia das Bandeiras da ilha do Pico. As atuações do mês e da época concluíram-se no complexo turístico, “Aldeia da Fonte”, para um grupo onde estiveram presentes individualidades nacionais e estrangeiras, incluindo o Presidente do Governo Regional dos Açores e representantes das Regiões Ultraperiféricas. Para além da excelente atuação em português e, pela primeira vez, em inglês com o apoio prestado pelo Dr. Simas Santos, é importante referir a forma entusiasta desta invulgar assistência que muito nos prestigiou. 
Foi uma época muito intensa a nível de atuações e outras atividades mas que se reverteu em grande empenho e motivação para prosseguimos os nossos trabalhos e, consequentemente, o empreendimento de futuros projectos.

0 comentários: