HISTORIAL       CONSTITUIÇÃO       OS TRAJES       OS BAILHOS       ACTIVIDADES      

Intercâmbio Cultural

E assim se realizou mais um intercâmbio cultural. Desta feita com o grupo Folclórico “As Lavradeiras do Vale de Sousa” no período compreendido entre 30 de agosto e 3 de Setembro de 2012. 
 

O programa foi distribuído de modo a percorrer e visitar os pontos principais da ilha, como também, um dia dedicado ao conhecimento turístico e paisagístico da cidade da Horta, vizinha ilha do Faial.

Mais uma vez o nosso grupo folclórico fez uso de toda a sua arte e forma de bem acolher e receber aqueles que nos visitam.
  
 
Alguns elementos do grupo anfitrião acompanharam, pessoalmente, o grupo visitante, pelo que ficou bem patente a boa maneira e preocupação de transmitir aos visitantes grande parte da identidade do nosso povo e, particularmente, o que de mais genuíno existe no nosso meio. Assim, organizamos piqueniques em parques florestais e zonas de lazer, onde a nossa gastronomia foi eleita de grande qualidade. A par destes momentos aprazíveis de partilha e alegria tentamos conjugar as cantigas ao desafio e algumas modas conhecidas pelos dois grupos.
 
O sábado, dia 1 de Setembro foi passado de forma diferente. Realizou-se um piquenique à beira mar tendo como cenário a nossa linda baía da Prainha que outrora serviu de berço noturno a muitas embarcações destinadas à faina da pesca, sobretudo a pesca ao chicharro. A tarde estava destinada ao mar e os nossos colegas do Norte de Portugal experimentaram vaguear nos botes baleeiros que , por sua vez, também tiveram grande expressão na freguesia. À noite, e em cerimónia de comemoração do 30º aniversário da Casa do Povo, participaram num jantar convívio entre todos os associados e convidados assistindo a um serão animado cheio de musicas distintas, com a atuação do grupo de idosos, grupo folclórico da instituição aniversariante, entre outros sabores musicais. Por fim atuou o grupo Folclórico “As Lavradeiras do Vale de Sousa” apresentando os seus bailes com viras bem atamancados ao ritmo das concertinas e do tambor. 
 
 
O último dia na ilha do Pico foi dedicado ao conhecimento do interior da ilha, museu baleeiro e encerrou numa adega com um jantar convívio entre ambos os intervenientes onde a gastronomia do meio foi muito apreciada. A noite já ía avançada quando se procedeu à troca de lembranças e de palavras entre os autarcas presentes e responsáveis por ambos os grupos. O dia terminou à boa maneira picarota com o sabor dos licores e sobremesas tipicamente picarotas que contribuíram para a animação da noite num misto de danças e cantares do Norte de Portugal e dos Açores.
 

Foi muito positivo este encontro e possibilitou uma troca de experiências e saberes que, decerto, fortaleceram laços de amizade entre ambos os grupos. Importante será referir que para tudo isto fosse possível há que salientar todo o apoio prestado por várias entidades sociais e autárquicas, como também, e o empenho e colaboração dos elementos do grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano.

1 comentários:

Anónimo Says:
5 de novembro de 2012 às 12:34

Bom trabalho!