Partimos dia 1 de Setembro, para o encontro agendado há um ano atrás, com o Grupo Folclórico de Pinheiros.
Ao fim da noite, desse dia, fomos recebidos calorosamente pelo Grupo anfitrião, na sua sede, que passou a ser a nossa casa, durante uma semana.
Foram 7 dias vividos intensamente, onde nos levaram a visitar alguns locais mais emblemáticos do Minho, como também do País vizinho nomeadamente, Vigo, La Guardia e Santiago de Compostela.
Foi também em Espanha que fizemos a nossa primeira atuação, mais precisamente em Valladares, Vigo. É de referir o facto do Sr. Vereador da Cultura ter-se deslocado propositadamente a Espanha aquando da nossa primeira atuação, não só para nos apoiar, mas também, para nos apresentar ao público presente, divulgando, de forma entusiasta, a nossa terra, a qual teve a possibilidade de conhecer o ano passado quando acompanhou o Grupo de Pinheiros.
Na verdade, não podemos deixar de salientar a receção e o carinho com que fomos recebidos quer pelo grupo em questão, quer pela Câmara Municipal de Monção, na pessoa do Sr. Egº Augusto Domingues, Vice-Presidente da Câmara e Vereador do Pelouro da Cultura, sublinhando a sua disponibilidade, a sua preocupação e a sua atenção para connosco, considerada perfeita e exemplar.
Foi nosso intento através das nas nossas actuações promover a nossa terra e a nossa cultura de forma concisa mas incisiva, o que acreditamos ter sido bem concretizado pela reacção do público, em geral.
Refere-se ainda a forma saudável vivida entre os dois Grupos, a amizade, o companheirismo, a alegria, o convívio que marcaram não só as jornadas, com também os serões prolongados num misto de cordas e concertinas a par de cantigas ao desafio, Viras e Chamarritas, que engrandeceram a sensibilidade estética e artística de ambos os grupos.
O encontro culminou com um verdadeiro Arraial Minhoto, onde a gastronomia da terra foi rainha. A mesa estava guarnecida de sardinhas assadas, barriga de porco assado, broa, entre outras iguarias, tudo regado com sangria e o bom vinho Alvarinho.
Como nota de realce, mais uma vez, estiveram presentes as autoridades máximas do concelho de Monção, nas pessoas do Sr. Presidente da Câmara e Vice- Presidente da Câmara, que não quiseram deixar passar o momento, sem transmitir algumas palavras que enalteceram a preservação da cultura popular.
A surpresa da noite teve o seu enfoque com um magnífico fogo-de-artifício que deslumbrou e maravilhou os presentes.
A agenda foi cumprida na íntegra e desfrutada, da melhor forma possível, pelo grupo em geral.
Por fim, ficou a amizade e a promessa de manter aceso o contato, e a possibilidade de nos voltarmos a encontrar algum dia. Bem-haja a todos e que prevaleçam os laços criados o ano passado e fortalecidos neste encontro.
0 comentários:
Enviar um comentário