HISTORIAL       CONSTITUIÇÃO       OS TRAJES       OS BAILHOS       ACTIVIDADES      

"Histórias das Minhas Raízes"

No passado dia 18 de dezembro, foi com grande satisfação que o nosso grupo folclórico da Casa do Povo de S. Caetano se associou ao lançamento do livro do sr. António Silva, intitulado “História das minhas raízes”. Este evento cultural contou com a presença de alguns representantes das autarquias locais e das instituições sociais da freguesia, bem como outros convidados, familiares, amigos e população local. 

A abertura da sessão foi feita pelo professor Manuel Serpa, filho da terra, amigo de infância do autor e conhecedor de todas as narrativas e episódios apresentados no livro. Seguiu-se um momento musical com duas canções que, de certo, reavivaram memórias antigas. A primeira cantada por Esméria Serpa, a solo, e uma outra pelo Grupo Folclórico, respetivamente “Pico, Linda Terra “ e “Ó minha Terra onde eu nasci”. Após este momento, deu-se lugar à atuação do Grupo Folclórico da Caso do Povo de S. Caetano que apresentou quatro bailhos do seu reportório, encadeando-os com uma representação de atividades singulares e de maior expressão na Freguesia exibindo os respetivos artefactos. 

Posto isto, a sessão teve o seu enfoque com a apresentação do livro pelo professor Manuel Serpa que lhe deu um tom verdadeiramente íntimo, tendo, inclusive, sido lidos alguns excertos do mesmo, por alguns familiares e amigos. 

Por fim procedeu-se ao momento de proximidade com o autor, com uma sessão de autógrafos e entrega de livros aos presentes, seguindo-se um Pico de Honra organizado e preparado pelo Grupo Folclórico, onde se conjugou o néctar picaroto com diferentes sabores gastronómicos. Assistiu-se a um verdadeiro convívio cheio de recordações antigas. Esta componente literária “Histórias das Minhas raízes”, de expressão popular e com reminiscências do passado das nossas gentes veio engrandecer, valorizar e preservar o património cultural da nossa freguesia.

4 comentários:

Anónimo Says:
25 de janeiro de 2012 às 22:18

Na verdade excelente trabalho e contributo cultural para a freeguesia.

Anónimo Says:
12 de fevereiro de 2012 às 11:57

Sobre a publicação dos vídeos no nosso blog recebemos a seguinte mensagem:
"Felicitações ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano. Sobre a utilização dos meus videos no vosso blog, nada tenho a opôr. Se puderem fazer uma referência ao autor dos mesmos, ótimo. De qualquer das formas ambos estamos a contribuir para a divulgação da cultura desta Ilha Montanha. Se desejarem elaborar algum trabalho discográfico ou DVD, tenho os originais destes temas que poderei disponibilizar.
Um abraço.
Rui Silva"

Anónimo Says:
14 de fevereiro de 2012 às 21:27

Senhor Rui Silva, agradecemos o facto de nos ter facultado os vídeos que publicitamos no referido blogue. Acrescentamos ainda que junto dos mesmos já se encontra referenciado o nome do seu autor.
Estamos à vossa disposição e gratos pelo contributo que nos foi disponibilizado.
Cumprimentos
Grupo Fólclórico da Casa do Povo de S. caetano do Pico

Anónimo Says:
1 de maio de 2012 às 23:31

No dia do aniversário recebemos pelo facebook a seguinte mensagem do amigo Albino Manuel Terra Garcia

Muitos parabéns! Tenho bem viva, na minha memória, a primeira atuação do Grupo na inauguração do Largo António Fonte, à qual assisti na qualidade de jornalista convidado e amigo da U.P.E.C. Depois disso, são muitas as memórias que guardo do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano com o qual percorri, durante dez saudosos anos, um percurso recheado de importantes acontecimentos e meritórias atuações que se traduziram num período de franco e positivo crescimento. Atualmente o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano atravessa uma nova e excelente fase de empenhamento de todos os seus membros, traduzida em ações e eventos de bom nível que muito enriquecem não só o folclore local mas todo o espectro cultural específico das nossas comunidades picoenses, desde o etnográfico, passando pela culinária e atingindo as mais diversas particularidades da historiografia popular que o próprio grupo experimenta e vai, ele mesmo, imprimindo nas atividades que assume ou nas quais se envolve e participa. É esse empenho continuado e cada vez mais genuíno na transparência das realizações alcançadas que desejo, ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano e a todos os seus membros, numa vivência e convivência de valores pronlogadas por muitos e bons anos. Felicidades!

Grupo Folclórico S. Caetano

Amigo Albino.
Da tua escrita sai sempre algo que nos toca , e faz com que nos incentive e dê mais força para continuar. As tuas palavras ficarão registadas para memória futura. Muito obrigado pelo que sempre disponibilizaste para o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano. Bem haja