HISTORIAL       CONSTITUIÇÃO       OS TRAJES       OS BAILHOS       ACTIVIDADES      

Intercâmbio

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano recebeu de 4 a 8 de Setembro o Rancho Folclórico de Pinheiros, Monção, Alto Minho num intercâmbio cultural que terminará com a ida ao Minho em 2011 do grupo anfitrião.

Foram 4 dias de partilha e interligação entre duas culturas distintas, que fomentaram um ambiente de saudável convívio e total participação evidenciando muito entusiasmo, acolhimento e cooperação, sendo, claramente visível, os laços de amizade criados.

O Rancho Folclórico de Pinheiros foi acolhido com toda a simplicidade do povo da freguesia brindando-nos com os inconfundíveis sons das concertinas e das castanholas a par com as ritmadas batidas dos tamancos no chão, um contaste enorme com o rasgar das violas e os trinados dos bandolins da nossa Chamarrita.

Foram 3 as actuações deste Rancho em terras picarotas.

No dia 4 de Setembro, actuou em São Caetano para toda a população, numa brilhante demonstração de folclore Minhoto, encerrando assim com chave de ouro o jantar de aniversário da Casa do Povo de São Caetano.


Apresentou-se também dia 5 de Setembro no XIII Festival de Folclore das Bandeiras, onde a chuva foi a inimiga do espectáculo.

Terminou as suas apresentações no dia 6 de Setembro no Largo Cardeal Costa Nunes, na Madalena, com uma actuação de grande nível, onde se pode apreciar a qualidade e a mestria com que bailam Viras e Chulas.

Como grupo anfitrião tentamos mostrar nos poucos dias em que estiveram na Ilha a nossa maneira de ser.

Além de algumas visitas aos excelentes Museus e pontos turísticos da Ilha, quisemos também proporcionar um contacto mais directo com algumas das nossas tradições.

Organizamos piqueniques em parques florestais que constituíram momentos aprazíveis de partilha e alegria onde não faltaram as cantigas ao desafio e algumas modas conhecidas pelos dois grupos.

Também dedicamos um dia ao mar, pois é parte integrante do ser picaroto.


Assim, no dia 7 de Setembro procurámos aliar o passado ao presente. Nesse dia a Baía da Prainha do Galeão estava espantosamente bonita talvez a lembrar os tempos em que botes e lanchas da baleia cruzavam aquelas águas.

Foi muito agradável ver como os nossos amigos desfrutaram do seu primeiro contacto com um barco e com um bote da baleia.

O dia terminou, à boa maneira picarota, com um jantar numa adega típica onde a gastronomia do Pico foi rainha. Neste convívio houve animação total, com música e cantares da terra, danças e troca de palavras que tocaram os corações de todos os presentes.

No dia 8 de Setembro o Rancho Folclórico de Pinheiros partiu para a vizinha ilha de São Jorge, deixando atrás uma mistura de saudade e nostalgia, mas também a certeza de que, dentro de um ano, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano levará a terras Minhotas a cultura da Ilha do Pico.


Para que este intercâmbio fosse possível salienta-se todo o apoio prestado por várias entidades e uma manifesta atitude de colaboração e cooperação de todos os elementos do grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano.


1 comentários:

marta sousa Says:
13 de junho de 2011 às 19:31

ola... parabens pelo belo trabalho... um grande beijo para todos.... ass: marta sousa (grupo folclorico de pinheiros)